Quando preciso pagar a franquia no seguro?
Esta é uma das principais dúvidas de quem está contratando um seguro para o seu carro.
Afinal, o que é franquia no seguro auto?
Talvez a resposta mais fácil, é que, a franquia nada mais é que um valor estipulado em sua apólice, ao qual, o segurado irá pagar, caso ocorra danos parciais ao seu veículo. Ou seja, é a participação do segurado no conserto do veículo.
E por que a franquia no seguro auto é aplicada?
A cobrança de franquia é um instrumento utilizado pelas seguradoras para eliminar pequenos sinistros que impactariam significadamente o preço final do seguro. Isso acontece porque diversos fatores são levados em consideração na hora de precificar o valor do seguro.
Sendo assim, é natural pensar, que quanto maior o valor da franquia, menor o valor final do seguro, e quanto menor o valor da franquia, maior o valor final do seguro. Assim cobrados proporcionalmente.
Confuso? Logo abaixo explicaremos como isso funciona na pratica.
Quais os tipos de franquias existentes, e como eu escolho a minha franquia?
No momento da contratação do seu seguro, é importante solicitar ao seu corretor, que lhe apresente as opções de franquias, para que possa comparar e decidir, qual a franquia que atenda suas expectativas diante do seguro ao qual está contratando.
Costuma-se variar as opções de franquias entre as seguradoras, segue a baixo as 3 opções mais solicitadas:
Franquia obrigatória/básica
É a primeira franquia apresentada na cotação de seguro auto. Caso o segurado opte por outras franquias, deverá solicitar ao seu corretor.
Cada seguradora avalia o modelo do veículo, e disponibiliza um preço em sua franquia obrigatória, por isso é importante pedir cotações de diferentes seguradoras, para que assim, você possa escolher o produto com melhor custo benefício.
Franquia reduzida
A franquia reduzida se enquadra no perfil de pessoas que preferem adquirir um seguro com uma franquia menor, pagando um pouco mais por isto no preço do seguro. Obtendo maior proteção e uma economia caso ocorra danos parciais ao seu veículo, já que os valores a serem desembolsados será menor.
Franquia ampliada
A franquia ampliada, é procurada pelas pessoas que estão interessadas principalmente nas coberturas oferecidas em caso de perda total, e prefere pagar um preço menor no seguro e assumir o risco de ter que desembolsar uma quantia mais alta em caso de perda parcial, já que o preço da franquia ampliada é duas vezes maior que a franquia obrigatória, visando o benefício de ter o valor do seguro reduzido.
Existem algumas seguradoras, que oferecem a isenção da franquia, onde o cliente poderá optar por não pagar a franquia no primeiro sinistro. Uma destas seguradoras é a Porto Seguro.

Exemplo prático de como uma franquia no seguro é utilizada ao abrir um sinistro:
Você está atravessando uma rua e por desatenção, acaba se chocando em outro veículo. Agora você vai precisar abrir um sinistro em sua seguradora para o conserto do veículo.
Aqui está um exemplo para entendermos como as franquias são cobradas:
João está conduzindo seu carro e por desatenção acabou colidindo na traseira do carro de Maria.
Para o conserto do veículo de Maria, João poderá solicitar a cobertura de danos a terceiros (saiba mais), e não pagará franquia. Para o conserto de seu veículo, joão terá que fazer o pagamento.
João havia contratado em sua apólice a franquia reduzida no valor de R$ 2.000,00.
Valor total do conserto do veículo: R$ 10.000,00.
João pagará o valor de R$ 2.000,00 da franquia, e a seguradora parará o valor de R$ 8.000,00 para o conserto.
Caso João tivesse optado na contração pela franquia reduzida, no valor de R$ 1.000,00, pagaria apenas este valor, e a seguradora pagaria o valor de R$ 9.000,00 para o conserto.
Em quais casos preciso pagar a franquia?
A franquia no seguro auto é cobrada em caso de perda parcial, onde o veículo não sofra danos que ultrapassem 75% do valor do veículo na tabela Fipe.
Em quais circunstancias não preciso pagar a franquia?
Caso o valor para conserto ultrapasse o valor de 75% do valor do veículo na tabela Fipe, ou se não for possível o conserto, será considerado pela seguradora, uma perda total, nestes casos, as franquias não são cobradas e o segurado receberá o valor de cobertura estabelecido na apólice por indenização integral.
As franquias também não são cobradas em caso de furto ou roubo do veículo, e em cobrado em casos de danos a terceiros (saiba mais).
Existem algumas seguradoras que isentam o segurado de pagar a franquia caso não tenham sido culpados do incidente. Outras ainda oferecerem alguns benefícios como higienização, caso por exemplo o carro tenha sido atingido por uma enchente. Por isso, é importante conversar com seu corretor sobre os benefícios oferecidos pela seguradora a qual você está contratando seu seguro.
Informações úteis aos segurados sobre as franquias!
Quando por exemplo o segurado tem prejuízos ao qual o valor não ultrapasse o valor da franquia contratada, é aconselhável não acionar a seguradora.
Isso se dá, porque as seguradoras trabalham com classe de bônus que são traduzidas como descontos no momento da renovação do seguro. Para que isso ocorra, o segurado deve passar o período de vigência da apólice, sem acionar a seguradora e abrir um sinistro.
Por assim dizer, não a um benefício satisfatório ao segurado, que acaba perdendo uma classe de bônus e não será indenizado pela seguradora. Além de gerar histórico de sinistro, que pode deixar seu seguro mais caro na renovação.
Um exemplo prático
O veículo de João sofre um dano no para-choque traseiro, e o valor do conserto fica em R$ 1200,00. O valor da franquia do segurado é de R$ 1300,00. Nota-se que o valor de conserto é inferior ao valor da franquia. Portanto a seguradora não arcará com o conserto, pelos motivos citados acima.
Conclusão
De qualquer forma, você sempre poderá tirar suas dúvidas com seu corretor de seguros, que tem a missão de auxiliá-lo durante todo o processo de contratação do seu seguro. Ele é o profissional capacitado para ajudá-lo a escolher a franquia adequada a sua necessidade no momento da contratação.
A Innovale Seguros acredita que um atendimento personalizado e humano é a chave para toda relação de confiança e transparecia. Nos empenhamos para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência ao contratar seu seguro para o seu automóvel.
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Um grande abraço. 😊