Danos a terceiros. Conheça os benefícios dessa importante cobertura para seu veículo.
Danos a terceiros. Se você tem um carro ou uma moto, sabe que investir em um seguro para o veículo é primordial nos dias de hoje.
Isso porque são vários os riscos as quais nosso veículo está exposto, seja no trajeto diário que percorremos para cumprir nossas tarefas diárias, seja indo para o trabalho, faculdade, ou levando os filhos para escola, não da pra ficar sem contratar o seguro.
São varias as opções de coberturas que vão desde as coberturas básicas de furto e roubo, até o seguro compreensivo que possui cobertura para: Colisões, perda total, roubo ou furto, danos a terceiros e danos corporais.
Mas agora você já parou para pensar quais as consequências legais você pode estar sujeito, caso por exemplo bata seu carro no veículo de outra pessoa e acabe sendo responsabilizado pelo conserto do veículo danificado?
Imagina então se esse veículo for um modelo de valor elevado como um Honda Civic 0km do ano vigente! Uma grande fria! Já que muitas vezes o seguro que você contratou ou está contratando pode não ter a cobertura para terceiros, o que evitaria situações como está descrita logo acima. O que fazer então?
Logo abaixo explicamos um pouco sobre o Seguro Para Terceiros, uma importante cobertura para você proprietário de um veículo.
Seguro RCF-V (Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa para Veículos)
A cobertura do Seguro de danos a terceiros tem como finalidade resguardar você (segurado) dentro do valor estipulado na apólice, contra os danos que venham a ser causados a outros veículos, pedestres, ou até mesmo a fachada de uma residência, evitando assim prejuízos imensuráveis e um grande transtorno. Sendo ainda passível a processos judiciais caso a pessoa lesada venha reclamar seus direitos na justiça.
São esses os motivos que tornam o seguro para terceiros RCF-V um dos mais importantes quando falamos da contratação de um seguro AUTO, já que acidentes imprevisíveis envolvendo outras pessoas podem acontecer com qualquer proprietário de veículo que roda pelas ruas e estradas brasileiras
O que o seguro de danos a terceiros cobre?
O seguro de danos a terceiros conta com as seguintes coberturas.
- Danos Materiais.
- Danos Físicos e Corporais
A danos matérias nos referimos aos danos causados pelo segurado aos bens de um terceiro, ou danos a sua propriedade (fachada residencial).
Para isso o segurado deverá ser considerado responsável pelo acidente, garantindo então o reembolso devido ao terceiro.
Exemplo: Colisão contra outro veículo estacionado na rua, contra outro veículo no trânsito, colisão contra a fachada de uma casa.
Os danos corporais visão reembolsar o terceiro, pelos danos a sua integridade física resultados de acidentes causados pelo segurado, até o valor do limite contratado.
- Invalidez Permanente
- Morte (M)
- Despesas Médico-Hospitalares
Formas de contratação de seguros para danos a terceiros
O seguro de danos a terceiros pode ser contratado tanto como cobertura adicional dos seguros compreensivos, ou até mesmo ser contratado como um seguro isolado, caso você não esteja disposto a desembolsar os valores de um seguro total, mas mesmo assim queira estar protegido contra danos a terceiros.
Os valores da cobertura RCF-V
Os valores da cobertura para terceiros, é definido pelo próprio segurado no momento da contratação do seguro, por isso converse com seu corretor qual os valores que deseja estar protegido. Ou seja, você poderá escolher o valor da cobertura que está contratando no RCF-V.
Uma ótima dica é a contratação do valor de 50 mil reais na cobertura de terceiros para carros e 25 mil reais caso seu veículo seja uma moto. Com isso você passa a ter o benefício de uma cobertura com grande proteção, por um preço final do seguro não muito diferente dos valores praticados nas coberturas inferiores a esse valor.
Preciso pagar franquia, caso tenha que acionar o RCF-V?
As franquias são utilizadas apenas para conserto do veículo do próprio segurado, caso por exemplo seu veículo possua o seguro total (compreensivo) em perdas parciais, onde o valor do conserto não ultrapasse 75% do valor do carro. Nós explicamos isso nesse artigo caso tenha alguma dúvida.
Não existe o pagamento de franquias no RCF-V. Ou seja, caso o segurado bata no carro de outra pessoa, e tenha que acionar a seguradora para o conserto do veículo ao qual ele danificou, nenhuma franquia será cobrada.
Indenização no RCF-V e tempo para consertar o veiculo
O seguro de danos a terceiros (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) só poderá ser acionado, nos casos onde o segurado, seja o culpado pelo acidente e declare isso no Boletim de ocorrência. O próprio segurado devera acionar a seguradora ou seu corretor de seguros para que seja iniciado esse processo.
Com isso a seguradora fara uma análise para liquidação do sinistro, exatamente da mesma forma caso estivesse acionado o seguro para seu próprio veículo.
Assim que for constatado a veracidade dos fatos declarados pelo segurado, como boletim de ocorrência, e de fato o segurado seja o culpado, será liberado a indenização para o conserto do veículo do terceiro prejudicado.
Normalmente a seguradora faz o pagamento diretamente para o estabelecimento responsável pelo conserto do veículo do terceiro ou ao próprio terceiro.
A seguradora terá 30 dias corridos para indenizar os terceiros lesados, como consta na norma da SESUP. Lembrando que o segurado não perde sua classe de bônus ao acionar o seguro para terceiros. Caso você ainda não saiba o que são as classes de bônus, preparamos esse artigo para você.
É importante lembrar que não deverá ser feito nenhum acordo por parte do segurado e do terceiro, sem a anuência previa da seguradora.
Considerações Finais.
O seguro para terceiros é uma importante cobertura que deverá ser levado em consideração ao contratar o seguro AUTO, já que como abordamos nesse artigo, estar protegido contra danos a terceiros pode lhe poupar muito dinheiro e evitar maiores dores de cabeça que vai além de ter o próprio veículo danificado, como por exemplo ações judiciais e desembolso financeiro.
Por esses motivos, a recomendação da equipe da Inove Vale Seguros, caso você não esteja disposto a desembolsar as quantias do seguro compreensivo em conjunto com o seguro para terceiros, considerar a contratação do RCF-V de forma isolada para ser uma opção viável para sua proteção, por um preço razoavelmente mais em conta.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o seguro para terceiros, não deixe de entrar em contato com a equipe da Innovale Seguros por um de nossos canais de comunicação. Estamos sempre à disposição para ajudar você a proteger o seu valioso patrimônio.
Até a próxima.