Menu Fechar
Acionar o seguro

Como acionar o seguro em situações emergenciais?

É normal em uma situação emergência sentir-se confuso e perder a capacidade de raciocinar na hora de pedir ajuda. 

Por isso saber de antemão como prosseguir em casos de sinistro do veículo é importante para que você evite maior estresses e consiga solucionar da melhor maneira possível o problema ocorrido.

Com isso você poderá informar corretamente a central de atendimento para que a seguradora possa avaliar o caso e tomar as medidas necessárias rapidamente, algo importante em situações dessa natureza.

A primeira coisa a fazer, é avaliar a gravidade do sinistro. Você deverá fazer uma abertura de sinistro ou solicitar apenas os serviços de assistência? 

Isso porque por exemplo, caso tenha acontecido apenas um arranhão no veículo ou danos superficiais, talvez não seja necessário acionar a seguradora já que o valor do conserto não chegara ao valor que terá que ser desembolsado para pagamento da franquia, e talvez apenas os serviços assistências sejam necessários.   

Vamos entender as diferenças.

Abertura de sinistro: Quando há perda ou danos de maior gravidade. Exemplo: Furto, roubo, ou colisões graves.  

Serviço de assistência: Danos de menor gravidade onde é necessário apenas reparo no veículo. Por exemplo, para-choque quebrado, vidro trincando etc… 

Vale lembrar também que o processo do sinistro pode tomar diferentes caminhos a depender das coberturas que você contratou para sua apólice de seguros.  

O que devo informar ao acionar o seguro auto?

Ao começar o atendimento você deverá informar seu CPF OU RG ou número de sua apólice de seguros que está descrita no cartão do seguro que você recebeu assim que contratou seu seguro.

Com isso a central vai saber exatamente as coberturas e serviços do seu seguro. 

Colisão do automóvel

Em caso de colisão é importante prestar toda assistência aos envolvidos e verificar se houve feridos. Mantenha-se em segurança, para isso sinalizar a via é importante. 

Caso haja feridos ligue imediatamente para os bombeiros (193) Samu (192) e aguarda a chegada do socorro.  

Lembre-se também de acionar: 

Polícia militar em vias urbanas 190.  

Polícia rodoviária 191 em rodovias.  

Além disso é importante se dirigir até a delegacia mais próximo para registrar boletim de ocorrência do ocorrido. 

Como acionar o seguro, se o veículo não funcionar?

Caso a batida resulte no não funcionamento do veículo, é importante acionar o serviço de assistência (guincho) para que seu veículo seja levado até uma oficina, que poderá ser tanto de sua preferência tanto quanto credenciada ou referenciada da seguradora.  

Uma dica que podemos dar é para que o segurado se certifique do local onde está pelo GPS e de pontos de referências, para assim informar a seguradora o local correto. 

Como acionar o seguro, se o funcionamento estiver normal?

Caso o veículo possa prosseguir viajem, é muito importante que todos os envolvidos troquem informações como: Nome, endereço, número de telefone, CPF, RG, CNH. 

É importante anotar todos os fatos ocorridos, como, horário, dia, local do acidente, e tudo o que segurado achar relevante. Outra dica é fotografar ou filmar a cena do acidente.  

Depois disso você deverá esperar o parecer da seguradora e aguardar as providencias que serão tomadas. 

Como acionar o seguro em caso de roubo ou furto do veículo

Em caso de roubo ou furto do veículo, o segurado deverá entrar em contato imediatamente com a polícia e registra o boletim de ocorrência. Depois disso acione a seguradora para dar início ao processo de indenização. Caso o veículo não seja recuperado, a seguradora efetuara o pagamento da indenização  

Depois de acionar a seguradora será necessário o envio dos seguintes documentos. Isso é necessário tanto para roubo quanto para furto do veiculo. 

  • boletim de ocorrência; 
  • cópia do RG, CPF e comprovante de residência; 
  • cópia da CNH, do documento do carro e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); 
  • Cópia do DUT (Documento Único de Transferência), frente e verso (em casos de Indenização Integral). 

Quais são os canais para entrar em comunicação com a seguradora?

As seguradoras oferecem diferentes canais de comunicação. 0800, online, 24 horas por dia e poderá ser acionado tanto quanto para terceiros. 

Algumas seguradoras como a porto seguro a depender da localidade oferecem também um serviço de centro de atendimento rápido (CAR), que faz a vistoria na hora (sem necessidade de agendamento), liberando-os mais rapidamente. 

Conclusão:

Sabemos que imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, por isso é muito importante contar com um seguro para em casos de emergência ter todo o suporte possível. 

Além de ter seu patrimônio protegido, você passa a contar com diversos serviços de assistência e a experiencia de uma equipe que trabalha para auxilia-lo durante todo o processo.  

O seguro evita grandes transtornos e percas financeiras de seu patrimônio, por isso caso esteja reunindo informações para contratar seu seguro, não deixe de entrar em contato com a Innovale Seguros e receber diferentes cotações das melhores seguradoras do Brasil.

Isso é claro com toda ajuda da nossa equipe que está preparada para auxilia-lo a contratar o seguro com maior custo benefício do mercado.  

Entre em contato agora mesmo conosco pelo meio de comunicação de sua preferência 

E não se esqueça, caso ainda tenha qualquer dúvida que este artigo não tenha solucionado, entre em contato conosco. 

Outros Artigos :)